Blog

AS 10 DÚVIDAS MAIS FREQUENTES SOBRE OS EXERCÍCIOS DE POMPOARISMO

Antes de iniciar a pratica de exercícios do Pompoarismo, é muito comum algumas dúvidas surgirem em relação aos exercícios, se existe a contraindicação da técnica entre outras.

O pompoarismo é uma técnica de origem tailandesa que consiste em exercícios com objetivo de promover mais autoconhecimento para as mulheres e contribuindo de forma direta para o aumento do prazer sexual.

Os exercícios apresentam uma ordem para serem realizados que variam de acordo com a posição e a utilização de acessórios. Tudo isso deve ser realizado no momento certo, garantindo assim os benefícios da técnica.

O profissional mais indicado para passar esse tipo de treinamento é o Fisioterapeuta Pélvico, ele tem conhecimento da anatomia e das características de treino dos exercícios.

Existem algumas dúvidas que são muito frequentes antes de iniciar os exercícios, aqui segue algumas dessas duvidas e o esclarecimento delas.

1. Quem não deve realizar os exercícios de Pompoarismo?

O Pompoarismo apresenta algumas contraindicações, esses casos precisam ser analisados com muita atenção.

O primeiro caso é nas infecções, diante disto a prática deve ser suspensa. É muito importante tratar a causa da infecção, que podem ter diversas origem como uterina, urinária e vaginal.

Com a presença da infecção ocorre de forma natural, ou seja, por meio de uma resposta do nosso corpo um aumento da vascularização local, ao realizar os exercícios como resposta fisiológica também tem um aumento da vascularização local e isso pode contribuir com a proliferação das bactérias e fungos. Diante de um quadro de infecção procure seu médico ginecologista.

O segundo caso é no primeiro trimestre da gestação, o início dos exercícios é recomendado após a 15º semana. Mas depois desse período os exercícios devem ser praticados pois auxiliam no parto vaginal além de prevenir disfunções que podem surgir durante o período gestacional e se perdurar no pós-parto.

O terceiro caso é em relação a disfunções que levam ao aumento de tensão dos músculos do assoalho pélvico como no caso do Vaginismo. Em um primeiro momento o objetivo deve ser minimizar o quadro de tensão que consequentemente gera a dor, e posteriormente podemos introduzir os exercícios.

2. Sou virgem, posso realizar os exercícios?

Não existe contraindicação para mulheres virgens. O que deve ser evitado é o uso dos acessórios. Os exercícios do Pompoarismo não visam apenas os benefícios sexuais, existem diversos benefícios para a saúde da mulher.

3. Posso fazer os exercícios do Pompoarismo usando DIU?

Sim, você pode fazer os exercícios do Pompoarismo utilizando o DIU, porque a pratica dos exercícios não interfere na ação dele. O DIU é um dispositivo intrauterino, ou seja, ele está dentro do útero enquanto que os exercícios do Pompoarismo trabalham os músculos.

4. Posso fazer os exercícios quando estou menstruada?

Sim, você pode realizar os exercícios mesmo menstruada, porém sem a utilização dos acessórios devido a higiene e prevenção de infecções.

Estudos atuais mostram que realizar os exercícios de forma continua, ou seja, sem pausas as mulheres obtiveram melhora da cólica menstrual.

5. Tenho mais de 40 anos ainda posso treinar?

O indicado é iniciar a pratica dos exercícios o mais cedo possível, no entanto, nuca é tarde para iniciar. Com o avanço da idade temos a diminuição de alguns nutrientes do nosso corpo, além de alguns hormônios que são importantes para nos mulheres. Não podemos esquecer que os músculos do assoalho pélvico possuem um importante papel para a contenção e sustentação de alguns órgãos como a bexiga e o útero.

6. Quem tem mioma e endometriose podem realizar os exercícios de Pompoarismo?

Nos casos de miomas, é muito importante o acompanhamento do seu médico ginecologista. A orientação é que continue realizando os exames de rotina para acompanhar o desenvolvimento. Sabe-se que não há estudos e nem relatos de que o Pompoarismo interfira no estado do mioma.

Em mulheres que apresentam Endometriose também não temos contraindicações. Sabemos que com a prática dos exercícios, há um aumento do fluxo sanguíneo local. Com isso, tem-se a liberação dos hormônios estrogênio e progesterona, podendo este último ajudar a reduzir os sintomas das cólicas.

7. Tenho ovário policístico, posso treinar?

Não existe contraindicações para mulheres que apresentam ovário policístico. Os cistos ovarianos estão ligados a uma questão hormonal, e para haver uma regulação sistêmica do seu corpo é importante a prática de exercícios.

8. A pratica do Pompoarismo ajuda a engravidar?

Não existem estudos científicos que comprovam que o Pompoarismo ajuda a engravidar, no entanto, sabemos que ocorre um aumento da libido e automaticamente a frequência de relações sexuais sobem e a probabilidade de engravidar também.

9. Quem tem o útero retrovertido pode treinar Pompoarismo?

A mudança da posição anatômica do útero não interfere na musculatura, e apenas na posição. O trabalho do pompoarismo é ligado diretamente a musculatura e o trabalho deles não interferem no posicionamento do órgão.

10. Fiz Histerectomia, posso fazer os exercícios do Pompoarismo?

Sim, você pode fazer os exercícios de Pompoarismo. A Histerectomia é uma cirurgia caracterizada pela remoção parcial ou total do útero. Existe um tipo de lubrificação que vem do colo do útero que deixa de ser produzida após a retirada. Um dos benefícios do pompoarismo é a melhora da lubrificação, diante disso os exercícios promovem benefícios para você.

especialista em pompoarismo e ginástica intima

Agora que você já sabe um pouco mais sobre Pompoarismo , agende uma consulta comigo ou adquira o meu método para ter a sua qualidade de vida sexual resolvida.