Os dilatadores vaginais apresentam um papel muito importante no tratamento e prevenção de algumas disfunções do assoalho pélvico, principalmente nos casos de Vaginismo. Atualmente existem diversos modelos no mercado, mas eles devem ser utilizados com a orientação de um Fisioterapeuta Pélvico.
O que são os Dilatadores Vaginais?
Os dilatadores vaginais são acessórios produzidos por diferentes tipos de materiais, eles apresentam um papel muito importante na prevenção e tratamento de algumas disfunções que podem acometer o assoalho pélvico, principalmente as que estão associadas a dor na relação sexual e penetração como é o caso do Vaginismo.
Quais são os tipos de Dilatadores Vaginais?
Existe uma variedade de modelos no mercado relacionados ao formato, tamanho e ao material utilizado. O Fisioterapeuta pélvico em conjunto com você irá decidir qual é o mais indicado para o seu tratamento.
Alguns fatores irão ser levados em consideração, são eles:
• Formato
• Tamanho
• Quantidade
• Material
Os dilatadores deixam a vagina larga?
O objetivo do uso do dilatador vaginal não é de alargar o canal da sua vagina ou a entrada dela, aliás esse é um grande mito em relação ao uso dele.
O objetivo é de ajudar a mulher a obter controle, domínio e percepção sobre a musculatura que envolve essa região, além de promover mais segurança em relação a penetração e diminuir a dor e consequentemente o medo.
Quais são as indicações para o uso do Dilatador Vaginal?
O uso do dilatador vaginal associado a outros recursos terapêuticos apresentam grandes benefícios para o tratamento de diversas disfunções.
A indicação para a disfunção e o momento certo de ser utilizado, deve ser muito bem pensado para não gerar efeitos negativos no tratamento, e implicar na reabilitação, assim também como o nível do dilatador a ser utilizado.
Segue aqui algumas indicações para o uso dos dilatadores vaginais:
Atrofia Vaginal
Vulvodínea
Pós-operatório de cirurgias ginecológicas
Tratamento em caso de aderências e também na prevenção de formação delas
Pós cirúrgico de redesignação sexual (mudança de sexo)
Estenose vaginal
Entre outros
Quais são os benefícios para o uso do Dilatador Vaginal?
Podemos listar alguns benefícios do uso dos dilatadores vaginais, são eles:
Mais percepção da região, em especial do canal vaginal
Ajuda a diminuir pontos de tensão da musculatura
Mais flexibilidade da musculatura do Assoalho Pélvico
Promove a dessensibilização do canal vaginal, que em alguns casos apresenta sensibilidade fora do normal
Previne a formação de aderências e fibroses em pós-operatórios
Superação do medo em relação a penetração
Permite a realização de exames ginecológicos
Entre outros.
Cuidados que devem ser tomados em relação ao uso dos dilatadores vaginais
O primeiro cuidado é nunca usar o dilatador sem antes consultar um profissional especializado que irá orientar você da melhor forma e além disso por meio de uma avaliação detalhada irá verificar a necessidade do uso dele ou não para o seu tratamento.
Um ponto muito importante é que você nunca deve fazer uso do dilatador de outra pessoa, sabemos que objetos íntimos devem ser de uso pessoal e jamais passados para demais pessoas.
O desconforto com o uso do dilatador vai acontecer, no entanto, ele deve ser mínimo isso quer dizer que jamais você deverá passar o limite do seu corpo, pois pode piorar os seus sintomas.
Em caso de suspeitas de infecção você deve interromper o uso dos dilatadores, e inclusive ao utiliza-los você deve fazer o uso de preservativo e lubrificante com base de agua.
Nunca esqueça de higieniza-los após o uso.