Entenda o Pompoarismo e quais são os benefícios da técnica para a saúde e para o sexo.
Saiba a melhor a técnica, se ela tem recomendação dos profissionais de saúde e os benefícios que são promovidos para a saúde e sexo.
Entendendo melhor o Pompoarismo
O Pompoarismo que também pode ser conhecido como ginástica íntima, fortalecimento da vagina, exercícios de Kegel e exercícios íntimos é uma técnica de exercícios para o fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico e que proporciona diversos benefícios para as mulheres.
No Brasil, a ginástica íntima se popularizou através do Pompoarismo, que é uma técnica milenar que teve origem na Índia e foi aperfeiçoada na Tailândia.
Na maioria dos países, a ginástica íntima é mais conhecida como exercícios de Kegel isso porque o médico Arnold Kegel realizou uma série de pesquisas sobre os músculos do assoalho pélvico e exercícios que poderiam ser realizados.
Músculos do assoalho pélvico
Os músculos do assoalho pélvico têm a função de sustentação, continência, estabilização e a função sexual. Essa musculatura é do tipo estriada, isso quer dizer que temos controle sobre a contração deles, eles são compostos por fibras de contração lenta em 70% e contração rápida em 30%, e essa informação é muito importante na hora da prática do exercício.
A maioria das mulheres procuram praticar o Pompoarismo apenas pelos benefícios sexuais, entretanto, existem outros benefícios.
A técnica é recomendada pelos profissionais de saúde?
O Pompoarismo é recomendado por médicos ginecologistas e fisioterapeutas pélvicos que são responsáveis por passar o treinamento como um exercício fundamental para a saúde, autoestima, autoconhecimento e sexualidade de toda mulher.
O fisioterapeuta pélvico é responsável por passar o treinamento que tem como base seis componentes: reflexo, controle, coordenação, força, resistência e tônus. Em uma avaliação a tensão do musculo em situação de repouso também deve ser verificado assim como a força gerada e o tempo de efetividade dela obtendo a capacidade de resistência.
Benefícios do Pompoarismo para a saúde
Por muitas vezes as pessoas acreditam que o Pompoarismo oferece apenas benefícios sexuais, e isso não é verdade, os benefícios são diversos e para várias fases da vida. Alguns desses benefícios são:
- Melhora a funcionalidade do intestino
Isso acontece porque em alguns exercícios que são considerados mais avançados alguns músculos da região do abdômen são trabalhados e isso auxilia no peristaltismo que são movimentos involuntários que contribuem para que o bolo alimentar caminhe ao longo do intestino até ser eliminado.
- Reduz a cólica menstrual
A cólica menstrual nada mais é do que contrações que o útero promove para eliminar o endométrio que é a camada mais interna do útero. Os exercícios aumentam o fluxo sanguínea na região de baixo ventre e auxilia no processo de eliminação.
- Diminui alguns sintomas da menopausa
Com a menopausa temos uma diminuição do estrogênio que é um dos hormônios que favorece a lubrificação, os exercícios aumentam o fluxo sanguíneo na região e automaticamente isso vai favorecer a lubrificação.
- Ajuda gestantes para o parto vaginal
Os exercícios de Pompoarismo prepara a musculatura do assoalho pélvico para a contenção e também para a expulsão do feto na hora do parto, tudo isso por meio da contração e relaxamento dos músculos de forma coordenada.
- Ajuda gestantes na prevenção de disfunções durante e pós-parto
O fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico durante o período gestacional é de extrema importância independente da via de parto, ele é capaz de prevenir a incontinência urinaria, dor na relação sexual pós-parto entre outros fatores.
- Incontinência Urinária
Atualmente sabemos que cerca de 10 milhões de pessoas apresentam incontinência urinária no Brasil. O Pompoarismo compreende exercícios que auxiliado a outras técnicas pode prevenir e também tratar a incontinência urinária.
Benefícios do Pompoarismo para o sexo
Pompoarismo e quais são os benefícios da técnica para a saúde e para o sexo.
O Pompoarismo estimula um maior conhecimento do corpo e consequentemente mais controle cobre ele. Os benefícios sexuais e sua técnica são muito mais comentados quando comparados os voltados para a saúde, mas muitas vezes são explicados de forma controversa. Segue agora alguns dos benefícios:
- Flatos Vaginais
Os flatos vaginais são mais comuns do que podemos imaginar, devido às posições sexuais que favorecem a entrada de ar na vagina, como, por exemplo, as que elevam o quadril da mulher e a levam a relaxar a musculatura do assoalho pélvico, permitindo que o ar entre na região. Devido à frouxidão na musculatura íntima, o que permite ao ar entrar na vagina durante a relação, provocando o barulho desagradável na hora da relação sexual.
- Melhora do Libido
Libido é sinônimo de desejo sexual. A região da vagina é ativada no dia a dia no momento de urinar e na relação sexual apenas, quando os exercícios de Pompoarismo são realizados ao logo dos dias leva uma informação a mais para o Sistema Nervoso Central que vai preparando mais a região e consequentemente estimulando mais o local.
- Regularização da Lubrificação
A lubrificação vaginal vem de três fatores diferentes que são a produção de muco pelo colo uterino, secreção pela parede vaginal e pôr fim a produção pelas glândulas de Bartholin. Os exercícios do Pompoarismo trabalham a musculatura do assoalho pélvico que aumenta a vascularização na região e automaticamente o metabolismo local.
- Orgasmo e múltiplos orgasmos
O orgasmo é uma experiência única e totalmente pessoal sendo considerado como o ápice do prazer. Existem algumas alterações fisiológicas devido a uma descarga hormonal, caracterizada pelo pico de adrenalina seguindo pela endorfina e serotonina. Durante a relação sexual algumas técnicas dos exercícios do Pompoarismo podem ser realizadas, aumentando assim o prazer pessoal e consequentemente do parceiro.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre Pompoarismo e quais são os benefícios da técnica para a saúde e para o sexo. Agende um consulta com a Dra. Flávia pelo link abaixo ou pelo botão do WhatsApp abaixo.