O período gestacional é considerado um dos mais importantes na vida da mulher, neste momento o corpo passa por diversas alterações que são fisiológicas, mas que em alguns momentos pode gerar muito desconforto, é exatamente por isso e diversas outras questões que a Fisioterapia Pélvica é importante para você gestante.
Fisioterapia Pélvica e Gestação
A Fisioterapia pélvica é uma área específica da Fisioterapia, que tem como objetivo avaliar, tratar e prevenir doenças que afetam o trato urinário e o assoalho pélvico, de mulheres, homens e crianças.
É uma especialidade muito importante, em especial para as mulheres, devido a questões anatômicas, a gestação e ao parto, que aumentam o risco do desenvolvimento de algumas disfunções, além do pós-parto, e por isso, alguns especialistas recomendam a Fisioterapia para todas as fases da vida.
A relação Fisioterapia Pélvica e Gestante deve ser um laço muito importante para você mulher durante este momento que é muito importante para você, visando não somente a sua saúde, mas também a saúde do seu bebe e garantindo assim um parto tranquilo e um pós-parto com recuperação mais rápida e eficiente.
Por que a gestante deve fazer fisioterapia pélvica?
A fisioterapia pélvica consiste em preparar as mulheres para a gestação, parto e pós-parto. Ela auxilia na adaptação das alterações biomecânicas, fisiológicas da gestação, independente da via de parto ser normal ou cesárea.
A atuação desse profissional é indicada com o foco no ganho de consciência e relaxamento do assoalho pélvico, com o avanço da gestação os exercícios passam a ser adequados para as fases sempre respeitado a individualidade de cada gestante.
Estou grávida quando devo começar a fazer Fisioterapia Pélvica?
O momento ideal para iniciar a fisioterapia é na 13 semana gestacional. Estudos atuais certificam que este é o melhor momento para a gestante iniciar o tratamento e assim poder desfrutar dos diversos benefícios que este profissional pode gerar para ela.
Mas se você já passou deste período, se atente a esse recado “ nunca é tarde para começar! ”, você irá sim se beneficiar, neste caso o foco será para o momento em que você se encontra, por muitas vezes já irá apresentar algum quadro de desconforto, alguma disfunção, é exatamente por isso que orientamos iniciar o quanto antes.
A Fisioterapia não é apenas para quem deseja parto normal?
Este é um grande mito, e isso acaba levando mulheres a não fazer a fisioterapia durante a gravidez e ficando assim mais propensa ao desenvolvimento de algumas disfunções que podem persistir no pós-parto.
O objetivo da fisioterapia pélvica não é somente de preparar você para o parto, e sim atuar diante das diversas alterações que surgem no corpo da mulher durante este momento.
Um grande exemplo é a incontinência urinaria, a mulher pode desenvolver ela durante o período gestacional independe do tipo de parto que ela escolheu vir a ter, e essa disfunção irá persistir no pós-parto, também ide pente do tipo de parto que ela teve, sendo que pode piorar diante de um parto via vaginal.
Outro exemplo que podemos citar, é a dor lombar que gera muito incomodo e afeta de forma direta a qualidade de vida de mulher durante este período, e a fisioterapia pélvica irá atuar justamente para minimizar o seu desconforto ou postergar o momento em que essa dor irá começar.