O Vaginsimo é uma disfunção sexual muito mais comum do que podemos imaginar, ela afeta de forma negativa a qualidade de vida da mulher em diferentes aspectos não somente o sexual.
A fisioterapia pélvica promove diversos benefícios ao realizar o tratamento dessas mulheres.
O que é o Vaginismo?
O Vaginismo é uma disfunção sexual que gera muito desconforto para a mulher que apresenta este diagnóstico, atualmente dados apontam que 1 a cada 200 mulheres apresentam essa condição que é extremamente dolorosa.
O Vaginismo consiste na contração involuntária, ou seja, contra a vontade da mulher na entrada da vagina, o que torna impossível ou extremamente dolorosa a penetração, e isso impossibilita a relação sexual ou até mesmo a realização de exames ginecológicos.
O impacto que ele causa na qualidade de vida da mulher é muito grande, pois influência de forma negativa na saúde física e emocional, dificultando as relações pessoais e interpessoais.
Principais sinais e sintomas o Vaginismo
O principal sintoma é a dor na relação sexual,
Dor diante da manipulação na região da vagina,
Extremamente doloroso ou a impossibilidade da penetração, e
Aumento de tensão dos músculos ao redor, como glúteos, parte interna da coxa e abdômen.
Causas do Vaginismo
Primeiro ponto a falar é que o Vaginismo pode ser classificado de duas maneiras, que são: primário quando a dor existe desde a primeira penetração e secundário que é quando a mulher nunca apresentou o sintoma anteriormente e passou a ter dores.
As causas são diversas, entre elas podemos citar:
Medo de ter a relação,
Tabus e motivos religiosos,
Abuso sexual,
Traumas relacionados ao parto ou ao aborto,
Malformação da vagina, entre outros.
Como fazer o diagnóstico do Vaginismo?
Não existe exame para diagnóstico de Vaginismo.
A história clínica e o exame físico são suficientes para o diagnóstico do vaginismo, após se descartar outras causas de dor na relação sexual.
Algumas doenças como a endometriose, infecções uterinas e outras condições anatômicas, podem determinar dor na relação sexual.
Qual profissional trata o Vaginismo?
O Fisioterapeuta pélvico é o profissional considerado na linha de frente para o tratamento desta condição, por meio de diversos recursos que irão visar devolver a qualidade de vida da mulher minimizando as dores e promovendo uma qualidade de vida sexual satisfatória.
Mas antes da atuação dele é importante você passar em consulta com um médico ginecologista para então ter o diagnóstico correto.
Outro profissional que é extremamente importe para o tratamento é o psicólogo, sabemos que a causa do vaginismo é de origem multifatorial, ou seja, diversos são os fatores que contribuem para o surgimento da disfunção entre eles não podemos negar o aspecto psicológico, e este também é afetado com a prevalência da disfunção, então se faz muito importante o acompanhamento durante o tratamento.
Como a Fisioterapia Pélvica pode ajudar mulheres com Vaginsimo?
Em primeiro momento assim como em qualquer outra disfunção a paciente deve passar por uma avaliação fisioterapêutica, com o intuito de verificar a tensão muscular da região do assoalho pélvico, a capacidade de relaxamento dos músculos entre diversas outras questões.
Somente depois de uma avaliação realizada com muitos detalhes o programa de tratamento irá ser estabelecido, pois ele é individual e não existe um protocolo, ou seja, cada mulher deve ser tratada de uma maneira, e não de forma generalizada.
Atualmente temos diversos recursos que podem ser utilizados além dos clássicos que envolve a liberação miofascial, mobilização das articulações ao redor, a cinesioterapia temos também a utilização de dilatadores vaginais, laser, biofeedback, correntes analgésicas entre diversos outros.